Se aventurar de motorhome já é uma experiência emocionante e divertida, agora imagine o quão melhor ela fica quando viajamos com nossos animais. No entanto, quando se trata de segurança na estrada, muitas dúvidas surgem sobre como transportar os cães de forma adequada e segura.
Será que os cachorros precisam usar cinto de segurança em motorhomes? Neste post, exploraremos essa questão e daremos dicas valiosas para garantir uma viagem tranquila para você e seu pet.
Formas de transportar animais em veículos
Existem várias formas de garantir a segurança enquanto você viaja com seu animal de estimação. Desde cintos de segurança específicos até caixas de transporte e grades de contenção, as opções são diversas. E cada uma delas oferece diferentes níveis de conforto e eficiência.
Cinto de segurança
Os cintos de segurança para animais são uma excelente maneira de garantir que seu pet fique seguro durante uma viagem de motorhome. É possível, porém, que o seu animalzinho precise se adaptar ao acessório.
Caixa de transporte
As famosas "caixinhas". Elas são as alternativas de transporte mais conhecidas, já que são comumente usadas para transportar os pets até clínicas veterinárias. Em termos de segurança, elas são excelentes. A única questão é que elas também restringem bastante o movimento dos animais.
Se você optar pela caixa de transporte, se certifique de que ela está bem fixada aos bancos do motorhome para evitar que ela tombe durante o percurso!
Grades de contenção
As grades de contenção não protegem o seu animal em caso de colisão, elas servem apenas para impedir que o pet pule pela janela. Portanto, se você está procurando por acessórios que garantam uma maior segurança, elas não são a melhor alternativa.
Cestinhos
Se o seu animalzinho não for muito grande os cestinhos podem ser uma alternativa interessante. Eles costumam ser fixados tanto ao cinto de segurança do carro quanto ao encosto de cabeça do banco. Mas lembre-se, o animal ainda precisa ser fixado ao cestinho através de uma coleira do tipo peitoral.
O que são cintos de segurança para cachorros?
Como o próprio nome já diz, este acessório é uma maneira de garantir que o cão fique preso aos bancos do carro ou motorhome. O cinto de segurança para cachorros evita que o animal fique se movendo livremente durante a condução do veículo, o que prejudicaria a segurança de todos.
Quais as vantagens de utilizar cinto de segurança para cachorros?
Antes de nos perguntarmos se cachorros precisam usar cinto de segurança em motorhomes, é importante entendermos quais as vantagens do acessório.
Quando os pets usam cintos de segurança específicos para animais, eles ficam fixados ao banco, como falamos anteriormente, de maneira segura. Ou seja, caso aconteça imprevistos como freadas bruscas, manobras de emergência ou até mesmo, colisões, o seu pet não irá ser lançado do banco de trás. A lógica é a mesma presente nos cintos de segurança para humanos: garantir a segurança.
AVISO IMPORTANTE: Jamais utilize coleiras de pescoço para fixar seu animal ao cinto de segurança. Elas podem acabar estrangulando o animal no caso de uma freada ou acidente!
Cachorros precisam usar cintos de segurança em motorhomes?
Embora a utilização de cintos de segurança para cães não seja exigida por lei, existem algumas infrações relacionadas ao transporte de animais. No Código Brasileiro de Trânsito, mais especificamente nos Art. 235 e Art. 252, consta que é proibido transportar animais soltos, no colo ou nos braços, assim como conduzir com animais em caçambas, nas janelas ou em qualquer parte externa do veículo.
A condução de animais nas partes externas do veículo é uma infração considerada grave, com uma possível multa de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH do condutor. Já levar cachorros à esquerda do motorista, ou entre os braços e pernas do mesmo, também é uma infração de trânsito. Neste caso a multa é um pouco mais "leve" (R$ 130,16) e, por ser considerada uma infração média, rende quatro pontos na carteira.
Então, quando perguntamos se cachorros precisam usar cinto de segurança em motorhomes, a resposta é que embora não seja obrigatório o uso específico deste acessório, é extremamente recomendado. Afinal de contas, além de evitar multas, transportar animais em veículos requer cuidados para garantir tanto a segurança dos pets quanto dos passageiros.
Dicas para ter uma viagem mais segura e agradável com seu cão
Viajar com seu cachorro pode ser uma experiência maravilhosa. Mas para garantir que tudo corra bem, é importante tomar algumas precauções.
Desde acostumar seu pet ao cinto de segurança, até controlar a quantidade de comida e água antes da partida, cada detalhe faz diferença para evitar sustos ou desconfortos durante a sua aventura sobre rodas.
Acostume o seu cachorro ao cinto de segurança aos poucos
Para um cão que nunca utilizou o cinto de segurança, a novidade pode ser um pouco estressante. Por isto, a dica é transformar isto em uma "brincadeira". Ou seja, vá acostumando o seu bichinho ao apetrecho de forma gradual.
Em um primeiro momento mostre o cinto, deixe o cachorro cheirá-lo, ver do que se trata e guarde o acessório. Depois tente vestir o cinto no seu pet, mas não entre no carro ainda. Deixe-o correr pela casa ou pelo jardim com o acessório, para ir se acostumando. Em um próximo momento, brinque com seu cachorro de entrar e sair do motorhome, com o veículo desligado. E quando seu pet estiver acostumado com o cinto e com o veículo, dê pequenos passeios com ele.
Assim, quando chegar a hora de viajar, não haverá tanta coisa nova de uma só vez para que seu cachorro se acostume. Isto reduz os níveis de estresse e torna a experiência muito mais agradável para você e para seu companheiro canino!
Capa pet automotiva
Embora não se trate de um item de segurança, a capa pet automotiva é um excelente complemento na hora de transportar seus pets. Este acessório cobre os bancos do veículo, protegendo-os contra arranhões, evitando que fiquem cobertos de pelo e impedindo que entrem em contato com saliva e urina dos animais. Ou seja, uma ótima maneira de proteger o interior do seu carro ou motorhome.
Abra apenas uma fresta da janela
Todos já vimos a clássica imagem de um cachorro com a cabeça para fora da janela do veículo, com a língua e orelhas balançando ao vento. Mas a verdade é que isto é extremamente perigoso e rende multas!
Portanto, abra apenas uma pequena fresta da janela. Assim você evita que seu pet se machuque ou até mesmo pule para fora do veículo.
Não dê água ou comida demais antes da viagem
Da mesma maneira que seres humanos também podem sentir náusea ao passar por situações agitadas depois de comer ou beber demais, os pets também podem se sentir mal. Por isso é indicado que você não deixe seu animalzinho exagerar antes de sair com você em uma aventura sobre rodas. Assim você evita que ele se sinta enjoado e acabe vomitando.
Escolhendo o motorhome ideal para você e seu pet se aventurarem juntos
Para que a sua aventura ao lado do seu pet seja ideal, além de você garantir que ele esteja seguro, é preciso escolher o motorhome que mais se adequa ao seu estilo e ao seu bolso. E acredite, esta é a parte mais fácil. Para isto basta visitar a Motorlife e conhecer os diversos modelos de motorhome para locação que temos disponíveis!!
Aqui você encontrará o motorhome perfeito para você e seu animalzinho curtirem uma excelente aventura sobre rodas!
Comments