top of page

Destinos Incríveis - Caminho dos Príncipes (SC)

Moinho de Joinville (pórtico Joinville) na entrada da cidade.

Você está procurando pelo seu próximo destino de aventuras, mas não consegue decidir? Então que tal um itinerário com várias localizações incríveis, repletas de beleza e de cultura? Acompanhe este texto e conheça o Caminho dos Príncipes, em Santa Catarina, um trajeto que certamente encantará o seu coração e renderá maravilhosas lembranças!


O que é o Caminho dos Príncipes?


Mas afinal de contas, o que é e onde fica O Caminho dos Príncipes? Se trata de uma rota turística localizada na Costa Catarinense, no sul do Brasil. Este maravilhoso destino é repleto de riquezas históricas e culturais. O próprio nome que este trajeto recebe faz menção à passagem do Príncipe Dom Pedro II e da Princesa Isabel, ocorrida no século XIX. Este fato, que ajudou a influenciar as cidades da região, é refletido na arquitetura e nas festividades locais.


Porém, não é só a história que fascina os viajantes que passam por aqui, pois a diversidade de paisagens torna o Caminho dos Príncipes um destino singular. Das praias encantadoras às colinas verdejantes, das acolhedoras vilas de pescadores às vibrantes cidades costeiras, essa jornada revela uma Costa Catarinense repleta de contrastes e surpresas.



Primeira parada: Joinville


Nosso primeiro destino no Caminho dos Príncipes é Joinville, ao norte de Santa Catarina. Esta cidade encanta os visitantes com sua rica herança cultural e cenários fascinantes. De colonização alemã, Joinville possui forte influência germânica em sua arquitetura e até mesmo em suas celebrações tradicionais.


Quando exploramos a cidade, mergulhamos em um mundo repleto de tradições autênticas, como danças folclóricas e uma rica gastronomia com delícias características, como salsichas e cervejas artesanais! Ah, mas os encantos de Joinville não param por aí. O Museu Nacional da Imigração e Colonização é outra atração super interessante e que merece uma visita! Lá você pode aprender mais sobre a história dos primeiros colonizadores que moldaram a cidade. Conheça Joinville, uma cidade que propicia uma experiência única de imersão na cultura alemã sem precisar sair do Brasil.


Rua das Palmeiras em Joinville
Rua das Palmeiras em Joinville - Foto: Divulgação

Segunda parada: São Francisco do Sul


Os viajantes que chegam em São Francisco do Sul se deparam com um local que parece ter saído de livros de história. Estamos falando da terceira cidade portuária mais antiga do Brasil! Um verdadeiro tesouro turístico que se encontra em ótimo estado de preservação. Visitar São Francisco do Sul é uma belíssima maneira de reviver os tempos coloniais do Brasil.


Andar por esta cidade é como ter passado por um portal, por um túnel do tempo. As ruas de paralelepípedos, as casas coloridas e igrejas que existem há mais de século. Aqui, o comércio de especiarias e a cultura açoriana são o cerne, o núcleo que traz vida para a região.


Mas não se engane, São Francisco do Sul também conta com belas e tranquilas praias. Ou seja, você pode viajar pelo passado e encontrar um recanto belo e calmo no presente! Sem sombra de dúvidas, este é mais um local que você não pode deixar de conhecer!


Centro Histórico de São Francisco do Sul, em Santa Catarina
Centro Histórico de São Francisco do Sul, em Santa Catarina - Foto: Divulgação

Terceira parada: Campo Alegre


A terceira parada em nosso trajeto é Campo Alegre, uma cidade que fica entre colinas e paisagens de tirar o fôlego! Por ser uma cidade de interior, Campo Alegre traz aquela paz e aquele descanso da correria e da agitação em que vivemos hoje em dia. Aqui você pode se reconectar com a natureza e relaxar em meio aos rios cristalinos e maravilhosas trilhas.


Porém, Campo Alegre não é apenas um reduto para os amantes da natureza, aqui você também encontra uma rica cultura local e uma deliciosa gastronomia típica. Venha recarregar suas energias nesta cidade do interior de Santa Catarina enquanto segue viagem através do Caminho dos Príncipes!


Cachoeira em Campo Alegre
Cachoeira em Campo Alegre - Foto: Divulgação

Quarta parada: Corupá


Chegamos à quarta parada do nosso trajeto, Corupá. Esta cidade, também conhecida como "Cidade das Cachoeiras", é repleta de opções para quem gosta de fazer trilhas e apreciar a natureza. Corupá é localizada no cerne da mata atlântica, o local perfeito para relaxar ao som de água corrente ou apreciar a vista magnânima de suas cachoeiras.


Justamente por ter tantas atrações ligadas à natureza, Corupá é um exemplo de compromisso para com a preservação ambiental. Aqui a comunidade procura viver de forma harmoniosa com a natureza, preservando este paraíso para que nós, viajantes, possamos desfrutar também de suas belezas!‏‏


Rota das Cachoeiras em Corupá
Rota das Cachoeiras em Corupá - Foto: Divulgação

Quinta parada: Jaraguá do Sul


Enfim é chegada a hora de falarmos da quinta e última parada do Caminho dos Príncipes, Jaraguá do Sul. A cidade, localizada entre montanhas e vales catarinenses, também é conhecida por oferecer belezas naturais e inovações industriais. Uma combinação bem diferente, não é mesmo?


Algumas das grandes empresas do Brasil estão localizadas em Jaraguá do Sul, que por sua vez tornou-se um polo econômico e tecnológico. Ou seja, o cenário pulsa com a criatividade e inovação, bem como se revigora com trilhas rodeadas pela Mata Atlântica pelas águas tranquilas de seus rios. Esta fusão de natureza com tecnologia certamente torna Jaraguá do Sul um local interessantíssimo!


Pórtico de Jaraguá do Sul
Pórtico de Jaraguá do Sul - Foto: Divulgação

Resumo do trajeto


Certamente o Caminho dos Príncipes é um trajeto que ficará na memória de todos que o trilharem. Os encantos desta rota costeira são simplesmente incríveis. Cada ponto possui seu charme próprio, suas atrações, sua história e sua cultura. Juntos, as paradas deste itinerário compõe um capítulo da história de Santa Catarina.


Mas, para que você possa melhor aproveitar o Caminho dos Príncipes, ou qualquer outro trajeto sobre rodas, é preciso que você esteja devidamente motorizado, é claro. É por isto que a parte mais importante ao planejar sua próxima aventura é escolher o motorhome ideal para alugar. Para isto, basta passar na Motorlife! Aqui você encontra os melhores veículos recreativos para aluguel!

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page