top of page

Destinos Incríveis: Camping Mucugê (Mucugê, BA)

Quer uma ideia incrível para sua próxima aventura? Aqui vai: explorar Mucugê a bordo de um motorhome! Localizada no coração da Chapada Diamantina, Mucugê é um convite à liberdade e à conexão com a natureza. Cercada por paisagens deslumbrantes, cachoeiras e trilhas, a cidade combina história e tranquilidade, sendo perfeita para quem busca aventura e descanso.


Com a flexibilidade do motorhome, você pode explorar cada canto desse destino encantador no seu ritmo, aproveitando ao máximo a experiência. Fique com a gente, pois hoje, o destino final é em meio a uma serra de pedras, que combina paisagens encantadoras e muita história.


Jornada de motorhome: Porto Alegre - Bahia


Se aventurar até Mucugê a bordo de um motorhome é uma viagem longa, mas muito gostosa de fazer. Afinal, falamos de uma das regiões mais lindas do Brasil. Saindo de Porto Alegre rumo à Bahia, este trajeto de mais de 2,8 mil quilômetros pode ser percorrido entre quatro e sete dias. Claro, para isso, você deve considerar o seu ritmo da viagem e, por isso, traçamos a melhor rota para facilitar o trajeto:


1. De Porto Alegre a Curitiba (PR) –  740 km


Você pode sair da Capital gaúcha pela BR-116, que é uma rodovia bem estruturada. Sugerimos como parada a cidade de Curitiba, em um trajeto que vai durar até 9 horas. A capital paranaense tem campings e áreas para motorhomes. Aproveite para explorar a cidade e seus parques.


2. De Curitiba a São Paulo (SP) – 410 km


Ao passar por Curitiba, sugerimos seguir uma viagem de cerca de 410 km até São Paulo. O trajeto mais indicado é seguir pela BR-116 (Rodovia Régis Bittencourt). Neste caminho, não esqueça de prestigiar as paisagens serranas. Ao chegar no estado paulista, recomendamos uma parada em São Paulo ou regiões próximas, como Atibaia, que oferecem boas opções para pernoite.


3. De São Paulo a Belo Horizonte (MG) – 590 km


A viagem se estende um pouco mais, de São Paulo a Belo Horizonte, você vai viajar cerca de 590 km. Para isso, você vai acessar a BR-381 (Fernão Dias). Até BH serão cerca de 6 horas de viagem e além da capital mineira, há outras cidades históricas no entorno, como Ouro Preto, que podem ser um ótimo destino para você visitar com o seu motorhome. 


4. De Belo Horizonte a Vitória da Conquista (BA) – 880 km


Ao sair da região metropolitana de Minas Gerais, vamos rumar para Vitória da Conquista , na Bahia. E será uma viagem longa! Cerca de 880 km. Você seguirá pela BR-381 até Montes Claros e, depois, vai pegar a BR-116 até a cidade baiana, que pode ser uma boa base para descanso antes do trecho final.


5. De Vitória da Conquista a Mucugê (BA) – 170 km


Por fim, os últimos 170 km de viagem, de Vitória da Conquista a Mucugê. Você sairá da BA-262 até chegar à cidade. Este trecho oferece vistas da Chapada Diamantina, preparando para a imersão no destino.


Veja também:


Tour de motorhome pelas terras baianas


Para você que chega ao estado da Bahia de motorhome tenha em mente que esse é um destino culturalmente rico. Seja na cultura, no jeito, na arquitetura e na gastronomia, a Bahia carrega influência indígena, europeia e, principalmente, africana.


Uma das portas de entrada do Nordeste brasileiro é o berço do samba, sem esquecermos, claro, do axé, da capoeira e de danças e ritmos característicos. 

O carnaval de Salvador é um dos melhores do Brasil, em um estado em que celebrações de cunho religioso também tem um papel fundamental, já que reúnem anualmente inúmeros fiéis como a Lavagem da Escadaria de Bonfim, a Festa de Iemanjá e a Festa do Nosso Senhor dos Navegantes.


As paisagens naturais e arquitetônicas que você vai encontrar na Bahia também são deslumbrantes. Há diversas cidades históricas incríveis como Cachoeira e Salvador, que preservam o legado do Brasil colonial em casarões, igrejas e museus.


Conheça Mucugê a bordo de um motorhome


Conhecer Mucugê a bordo de um motorhome leva você até um dos destinos mais charmosos da encantadora região da Chapada Diamantina. Cercada de montanhas e belas cachoeiras, a cidade tem menos de 9 mil habitantes e é conhecida por seus casarões coloniais e pelo Cemitério Bizantino.


A cidade tem, além da paisagem convidativa, uma arquitetura que preserva a história e até por isso entrou para o rol de lugares tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) ainda no início da década de 80. Quando você se hospeda em Mucugê, não deixe de conhecer o Cemitério Bizantino, além de trilhas incríveis, como a do Poço Encantado – distante 45 km, e o Vale do Pati – que fica a 22 km. 


E, para os amantes da cultura, Mucugê conta com vários festivais de música, incluindo o Festival de Forró da Chapada, o Festival Vozes na Chapada e o Festival de Chorinho de Mucugê. 


Vista panorâmica de Mucugê
Vista panorâmica de Mucugê - Foto: www.patrimoniocnb.com.br

Pontos turísticos de Mucugê


Falar de pontos turísticos e de Mucugê na mesma frase soa como um pleonasmo. A região é muito convidativa para quem gosta e quer conhecer paisagens bonitas e naturais da flora brasileira. Por isso, preparamos uma pequena lista com alguns pontos turísticos imperdíveis.


Cachoeira do Buracão 


A atração imperdível da Chapada Diamantina. Assim podemos descrever a Cachoeira do Buracão. Esse é um destino imperdível e sem sombra de dúvidas uma das cachoeiras mais atrativas, porque além dos seus 85m de altura, ela é formada sob um canyon emoldurado por pedras folhadas, em uma trilha às margens do rio Espalhado. 


Quanto maior o volume de água na queda, a depender se for uma época de chuva mais abundante na região, a vista fica ainda mais encantadora. Inclusive, é possível nadar até a queda d’água e viver de mais perto essa experiência incrível – mas claro, sempre com colete e com a presença de um guia. Falando em guia, a trilha de acesso à cachoeira é uma dificuldade moderada, mas que requer a presença de um guia turístico. 


Além da Cachoeira do Buracão, deixamos aqui outras dicas de cachoeiras para você visitar na Chapada Diamantina: Cachoeira do Cardoso; Cachoeira das Três Barras; Cachoeira dos Funis, das Andorinhas e o Cânion das Sete Quedas – que é possível visitá-los numa mesma trilha. 


Cachoeira do Buracão
Cachoeira do Buracão - Foto: www.pt.wikipedia.org

Leia também:


Cemitério Bizantino


Mucugê tem como um dos seus símbolos o Cemitério Bizantino. Embora soe macabro a alguns, ele é um dos atrativos turísticos mais conhecidos da região e foi construído ainda no século XIX, entre 1850 e 1886. Também é chamado como Cemitério de Santa Isabel e tem uma importância histórica para a cidade, pois foi erguido devido a surtos de cólera e varíola que atingiram a região na época. 


O cemitério teria recebido esse nome por conta da influência turca dos compradores de diamantes na época de grande exploração do mineral na Chapada Diamantina. Vale lembrar que foi na cidade de Mucugê onde os garimpeiros encontraram as primeiras pedras do mineral. Já as lápides, no estilo gótico, são pintadas de branca e seriam uma referência às cúpulas brancas construídas pelo Império Bizantino, às margens do Mar do Egeu.


Cemitério Bizantino, em Mucugê
Cemitério Bizantino, em Mucugê - Foto: www.vemprabahia.com.br

Museu do Garimpo


Em uma antiga toca de garimpeiros funciona o Museu Vivo do Garimpo. Essa toca foi restaurada e adaptada para expor objetos ligados à história do ciclo do Diamantina iniciado em Mucugê. Quem visitá-la vai poder se reconectar com a história da mineração de diamantes da Bahia, conhecendo tipos e carbonados naturais, além de máquinas inglesas usadas na lapidação no século XIX. 


Museu do Garimpo
Museu do Garimpo - Foto: www.pt.wikipedia.org

Camping Mucugê, seu porto-seguro


Precisando de um local que sirva de base durante sua exploração de Mucugê a bordo de um motorhome? A solução perfeita fica em uma região plana e rodeada por “serras” de pedra, o Camping Mucugê! Ele é perfeito para ser o seu porto-seguro, deixando sua viagem à Chapada Diamantina ainda mais especial.


Placa do Camping Mucugê
Placa do Camping Mucugê - Foto: www.campingmucuge.com.br

Como chegar no Camping Mucugê


Para chegar ao Camping Mucugê, a partir do centro da cidade ou da entrada de Mucugê, siga as orientações abaixo:


  • Ponto de partida: a cidade de Mucugê é bem compacta, e o camping está localizado próximo ao centro, o que facilita o acesso;

  • Rota principal: pegue a Rua Direita, que é uma das principais vias da cidade, e siga em direção ao Cemitério Bizantino, um dos pontos turísticos mais conhecidos;

  • Indicação local: o Camping Mucugê fica em uma área tranquila e bem sinalizada. Muitos moradores e placas na cidade ajudam a indicar o local, caso precise de confirmação.


Visão panorâmica do camping
Visão panorâmica do camping - Foto: www.campingmucuge.com.br

Estrutura do camping


A estrutura é ampla e bem aconchegante, perfeita para você e sua família se hospedarem com um motorhome. O local tem, ainda, biblioteca, loja, cozinha, chuveiro a gás, estacionamento e wi-fi. Além disso, se você precisar, fica a cerca de 8km do Centro Histórico de Mucugê.


Cozinha ampla e equipada disponibilizada pelo Camping Mucugê
Cozinha ampla e equipada disponibilizada pelo Camping Mucugê - Foto: www.campingmucuge.com.br

Bom, agora que você conhece os atrativos da região da Chapada Diamantina e de Mucugê, que tal alugar um motorhome e iniciar essa viagem? A escolha de um motorhome para você aproveitar da melhor forma está aqui na Motorlife. Em nossa loja, aqui em Porto Alegre, temos o motorhome que mais se adequa ao seu estilo e ao seu bolso. 


Além disso, nossa equipe especializada vai tirar todas as dúvidas que você tem, e claro, apresentar os diversos modelos de motorhome para locação! Não perca tempo e comece a sua aventura por aqui!

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page