top of page

Ganhar dinheiro viajando de motorhome é possível, mas...

Ganhar dinheiro viajando de motorhome, conhecendo lindos locais e belas paisagens, é o sonho de muita gente. Mas você sabia que esta pode ser a sua realidade? É isto mesmo, existem diversas maneiras de faturar enquanto se curte uma aventura sobre rodas. Mas para isto é preciso planejamento e organização e, por isso, trouxemos algumas dicas para ajudar você a fazer seus planos.


É possível ganhar dinheiro viajando de motorhome?


Como comentamos, ganhar dinheiro viajando de motorhome é uma possibilidade. Mas não quer dizer que seja algo que você pode simplesmente decidir e já sair se aventurando, sem antes se preparar bem para isto. Existem questões que você precisa analisar com antecedência para evitar sair no prejuízo e transformar a sua viagem em estresse. Vamos ver algumas delas?


Atuar como freelancer ou autônomo na internet


A grande facilitadora do sonho de ganhar dinheiro enquanto se viaja de motorhome é a internet. Através dela, você pode se tornar um nômade digital, ganhando a vida enquanto desbrava diferentes locais e curte suas aventuras.


Homem feliz ao trabalhar remotamente em seu motorhome
Homem feliz ao trabalhar remotamente em seu motorhome - Foto: Divulgação

Road office


Você já ouviu falar em "road office"? Se fôssemos traduzir ao pé da letra, teríamos a expressão "escritório de estrada". Ou seja, mais do que uma casa sobre rodas, o motorhome passa a ser também o seu escritório sobre rodas, o seu local de trabalho.


Hoje em dia você pode inclusive ter um contrato CLT, com carteira assinada, e trabalhar de forma remota, ou seja, à distância. Mas é importante observar bem as exigências da empresa contratante, pois muitas delas demandam que você compareça presencialmente de forma periódica! Isso não impede este formato de trabalho, mas as visitas à empresa ou aos clientes devem ser consideradas ao planejar seus destinos.


Viajante totalmente relaxada enquanto trabalha em seu computador
Viajante totalmente relaxada enquanto trabalha em seu computador - Foto: Divulgação

Formas de ganhar dinheiro viajando de motorhome


Se você não sabe por onde começar ou tem dúvidas sobre quais as alternativas para gerar renda ao viajar de motorhome, separamos aqui uma lista com diversas formas de empreender enquanto viaja. Assim, você pode analisar e, quem sabe, até mesmo descobrir uma nova aptidão profissional. Confira:


  • Infoprodutor: crie e venda produtos digitais como cursos online ou até mesmo e-books. Focar na produção de conteúdos sobre temas que você tem bastante conhecimento ou experiência é o mais indicado para iniciar neste mercado.

  • Afiliados: se criar e produzir conteúdo não é a sua praia, você pode ser um afiliado e ajudar a promover infoprodutos de outros criadores. Busque por sites, ou programas de afiliados, e avalie as alternativas que mais combinam com seu perfil.

  • Influencer: crie conteúdos para as redes sociais e ganhe dinheiro através da monetização e de anúncios virtuais ao se tornar um "influenciador nômade".

  • Vendas por dropshipping: dropshipping é quando o vendedor não trabalha com estoque. Ele simplesmente divulga e repassa o pedido direto para o fornecedor, recebendo comissão sobre este processo.

  • Serviços online: existem diversas possibilidades de serviços que podem ser oferecidos de forma virtual. Você pode dar aulas, prestar serviços de contabilidade, de publicidade ou, até mesmo, abrir uma agência de viagens virtual.

  • Consultoria: seja qual for a sua profissão, você sempre pode prestar orientações online para pessoas interessadas pela sua área de atuação.

  • Design: ganhe dinheiro ao produzir peças gráficas, materiais publicitários ou até mesmo projetos mais complexos. Tudo isto pode ser feito da sua casa, ou neste caso, do motorhome. Existem diversos sites onde você pode oferecer seu trabalho de designer como freelancer. Mas vale destacar que nesta profissão é viável o contrato CLT de forma 100% remota, caso a empresa contratante tope operar neste modelo.

  • Escrita, redação, tradução ou revisão de textos: se você tem bom domínio da gramática e o dom da escrita, estas atividades podem ser uma excelente forma de ganhar dinheiro enquanto viaja. Aliás, caso você saiba outro idioma, as possibilidades englobam trabalhos internacionais!

  • Fotografia e audiovisual: que tal fotografar cenários incríveis ao longo da sua viagem e vendê-las para diversos bancos digitais de imagens? Outra possibilidade super interessante é trabalhar como editor audiovisual para criadores de conteúdo, por exemplo. Programação: se você entende de programação, esta pode ser uma ótima alternativa. Ganhe dinheiro enquanto viaja de motorhome sendo programador ou desenvolvedor de web. Este tipo de profissão, que possui uma alta demanda hoje em dia, possui vagas CLT/PJ, costuma ter flexibilidade de horários e permitir o trabalho remoto.

  • Social media: ganhei dinheiro ao produzir conteúdo para as redes sociais de terceiros. Esta atividade pode ser realizada de forma 100% remota e também é bastante procurada atualmente. Você pode, inclusive, oferecer o serviço para diferentes empresas e estabelecimentos que conhecer em suas viagens.

  • Gestão de tráfego: seja responsável pela criação de estratégias que fazem com que marcas alcancem mais pessoas através de anúncios pagos. Mais uma possibilidade de atuar profissionalmente de forma 100% remota.

Aventureira gravando paisagem com seu celular
Aventureira gravando paisagem com seu celular - Foto: Divulgação

Conexão com internet nos destinos deve ser considerada no planejamento


Bom, ficou claro que possibilidades não faltam, não é mesmo? Mas é importante lembrar que todas estas profissões dependem de conexão com a internet. Portanto, é essencial que você procure por uma operadora que disponha de ampla área de cobertura. Inclusive, se for viajar para fora do país, você pode considerar chips com roaming internacional de dados.


Tendo uma boa conexão de dados, seja 3G, 4G ou 5G, você pode até mesmo utilizar o celular como "roteador" de conexão Wi-Fi para seu notebook ou computador através do recurso de tethering, disponível na grande maioria dos dispositivos móveis atuais.


Caso nenhuma das alternativas acima seja viável em algum dos destinos escolhidos ou, ainda, você esteja com problemas de conexão, a dica que damos é procurar por cafeterias, lan houses ou qualquer outro estabelecimento comercial que disponibilize acesso público à internet via conexão Wi-Fi. Assim você consegue garantir que vai deixar em dia seu trabalho virtual.


Empresária participa de reunião em um cyber café
Empresária participa de reunião em um cyber café - Foto: Divulgação

Planeje com cuidado e boas aventuras!


Agora que você já conhece um pouquinho mais sobre o mundo dos nômades digitais, várias portas se abriram, não é mesmo? Aliás, estas "profissões virtuais" podem servir tanto como trabalhos sazonais e ajudar você a se manter enquanto viaja, como podem ser conciliados com outros objetivos de vida.


A única coisa que é certa é que com bom planejamento você pode ganhar dinheiro enquanto curte uma excelente aventura sobre rodas. Basta que você tenha organização e um bom motorhome, é claro! Falando nisto, esta última parte é a mais fácil, basta passar na Motorlife! Aqui você encontra diversos modelos de motorhome para alugar e poder experimentar novos estilos de vida!

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page