top of page

Quem inventou o motorhome?

Desde os primórdios da civilização, os humanos buscam novos horizontes, explorando e desbravando o mundo ao seu redor. Porém, uma inovação revolucionou a maneira como viajamos e nos aventuramos, o motorhome. Este tipo de veículo trouxe muito mais liberdade, mobilidade e conforto para os aventureiros. Mas afinal de contas, quem inventou o motorhome? Hoje vamos conhecer mais sobre a história deste ícone da vida sobre rodas!


Qual o significado do nome motorhome?


O termo "motorhome", originado na língua inglesa, pode ser dividido em duas partes, "motor" e "home". A primeira parte é idêntica ao português e significa a mesma coisa, motor. Já a segunda parte do termo significa "lar". Ou seja, trata-se de uma espécie de "lar motorizado". O que é extremamente pertinente, já que o motorhome não deixa de ser uma casa sobre rodas, não é mesmo?


Qual foi o primeiro motorhome?


Agora que sabemos de onde vem o nome, falaremos da origem do motorhome em si. Quando foi que ele surgiu e quem foi o responsável pela sua invenção? A resposta para esta pergunta não é tão simples.


Existem dois registros de veículos com características que remetem aos motorhomes atuais, o Touring Landeau de 1910 e o misterioso automóvel baseado no Ford T de 1914.


Touring Landeau


Vamos ao primeiro candidato para responder quem inventou o motorhome. Baseado no Landeau 66, o maior e mais caro dos 3 diferentes tipos de chassis fabricados pela Pierce-Arrow, o Touring Landeau é o que podemos chamar de "irmão mais velho" dos motorhomes antigos. O "nascimento" deste antepassado foi no ano de 1910!


Imagem do Touring Landeau, possível ancestral dos motorhomes
Imagem do Touring Landeau, possível ancestral dos motorhomes - Foto: www.autoevolution.com

Interior modificado


O Touring Landeau era um veículo que contava com um grande motor de seis cilindros e com um interior que visava trazer mais praticidade para os viajantes. Podia acomodar 7 passageiros, transformar seus assentos em camas, contava com uma pia com tanque de água pressurizada e, além disso, apresentava um "banheiro" acoplado. Claro, que na época o conceito de banheiro era muito semelhante ao que conhecemos por "casinha" hoje em dia. Um pequeno cômodo com uma espécie de privada improvisada.


Um conversível com motorista particular


Outra curiosidade sobre o Touring Landeau é que ele tinha uma capota que podia ser "dobrada", o que transformava o automóvel em um conversível. Assim os passageiros podiam aproveitar o ar fresco dos campos enquanto viajavam.


Aliás, o termo passageiros é pertinente, afinal de contas, a cabine do motorista era separada do resto do veículo. Ou seja, provavelmente os aventureiros dispunham de um motorista particular (ou chauffeur). Inclusive, para que este motorista se comunicasse com os passageiros, o Touring Landeau dispunha até mesmo de uma espécie de telefone interno. Incrível, não é mesmo?


Luxuoso e caro


Além de seu interior modificado, banheiro, pia e telefone embutido, o Touring Landeau contava com uma espécie de "hack" para acomodar a bagagem de seus passageiros, com capacidade para em torno de 5 malas de viagem. E a comodidade não para por aí, pois o automóvel ainda contava com um dispositivo que desdobrava uma pequena escada sempre que suas portas eram abertas!


Mas, como todos sabemos, o luxo não costuma ser barato. O Touring Landeau custava $8,250 na época (1910). Se fôssemos converter este valor para reais e em seguida imaginar o quanto isto custaria nos dias de hoje, este antigo antepassado do motorhome custaria mais de um milhão de reais! E, para deixar as coisas mais exclusivas ainda, apenas 3 unidades do Touring Landeau foram fabricadas. Infelizmente, não se sabe o paradeiro de nenhuma delas.


Com hack para malas e até mesmo um "banheiro", o Touring Landeau era um veículo luxuoso
Com hack para malas e até mesmo um "banheiro", o Touring Landeau era um veículo luxuoso - Foto: www.autoevolution.com

Misterioso "motorhome" de 1914


O segundo registro que pode nos dar uma pista de quem inventou o motorhome é uma espécie de carroceria customizada. Ela foi construída pelo Duton of Reading e adaptada sobre o chassis estendido de um Ford T de 1914. Aparentemente, o veículo foi construído para um membro da família Bentall, proprietários da loja de departamentos britânica que possui o mesmo nome.


Grande carroceria montada sobre um chassis de Ford T 1914
Grande carroceria montada sobre um chassis de Ford T 1914 - Foto: Divulgação

Ford T de 1914


Podemos dizer que o Ford T, criado por Henry Ford, foi o carro que simbolizou o nascimento da era do automóvel. Embora tenha sido concebido em 1908, a sua produção em série, que logo tomaria o mundo inteiro, começou em 1913. Inclusive, a Ford foi a primeira fábrica de veículos a se instalar no Brasil. Isto ocorreu no ano de 1919. No ano seguinte, o Ford T já representava mais da metade dos veículos em circulação no mundo!


Ford T de 1914
Ford T de 1914 - Foto: Divulgação

Customização inovadora


Como comentamos antes, uma carroceria foi fabricada e acoplada em um chassis estendido de Ford T. Porém, não se tratava de uma mera "gambiarra". O veículo apresentava diversas funcionalidades e estrutura que, na nossa opinião, foram precursoras de muitas características encontradas nos motorhomes atuais.


O motorhome Ford T (vamos chamá-lo assim por aqui) não tinha bancos de motorista e caroneiro. No seu lugar, apresentava um sofá de couro que podia girar em 180º para compor a "sala de estar". O veículo contava até mesmo com um fogão a lenha, que servia tanto para cozinhar quanto para aquecer o ambiente. A chaminé deste fogão foi envolvida com um pequeno armário, que combinava com o restante dos móveis de madeira que compunham o espaço.


Interior com banco de couro capaz de girar em 180º
Interior com banco de couro capaz de girar em 180º - Foto: Divulgação

A parte traseira da carroceria servia de dormitório que, além de guarda-roupas, possuía três camas (uma delas era um beliche). Estas funcionalidades podem não parecer incríveis para os padrões atuais, mas é importante lembrar que este veículo foi construído há mais de 110 anos!


Devagar e sempre


Agora vamos falar de números! Você sabia que a velocidade máxima de um Ford T era de aproximadamente 68 km/h? Se você acha que isso é pouco, lembre-se que como o motorhome Ford T tinha muito mais carga e, logo, sua velocidade era menor ainda. Aparentemente, ele não passava de 48 km/h, ou seja, quem fosse realizar longas viagens precisaria de bastante tempo disponível!


Abandonado e reformado


O motorhome Ford T tem uma história razoavelmente misteriosa. Sabe-se que ele foi vendido na década de 20, porém, depois disto ficou abandonado por mais de 50 anos! Ele foi reencontrado em Shepperton, que fica mais ou menos a 24 quilômetros de Londres. Depois deste período de abandono, o veículo foi reformado em 1970 e vendido novamente. O seu fim, bem, por hora sabemos que o "vovô motorhome" foi leiloado há poucos anos e esperamos que ele ainda tenha muitos quilômetros pela frente.


Interior reformado, porém, ainda com a madeira original
Interior reformado, porém, ainda com a madeira original - Foto: Divulgação

Primeiro motorhome do Brasil


O primeiro motorhome do Brasil era, na verdade, um veículo oficina (GMC-AFKX 352 1,5 Ton.) que passou por um processo de transformação entre 1943 e 1944. Este motorhome antigo foi enviado para a Itália e serviu como alojamento e escritório de comando mara o Marechal Mascarenhas de Moraes.


Primeiro motorhome do Brasil
Primeiro motorhome do Brasil - Foto: www.macamp.com.br

Motorhome de guerra


O veículo foi sede de diversas reuniões oficiais entre autoridades das forças brasileiras e aliadas. Seu interior contava com quase tudo que se espera de um motorhome. Possuía cama, armário, sofá, mesa, pia, prateleiras e, até mesmo, um telefone. O valoroso motorhome foi utilizado durante a guerra e foi só na década de 90 que recebeu sua dispensa, retornando para o Brasil. Se você quer visitar este motorhome antigo, basta visitar o Museu Conde de Linhares, localizado na Av. Pedro II, em frente a Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro.


Interior do primeiro motorhome do Brasil
Interior do primeiro motorhome do Brasil - Foto: Divulgação

Viaje alugando um motorhome


Como pudemos ver, os motorhomes possuem uma história longa e repleta de mistérios e aventuras. E se você for como nós, com uma paixão por aventura em seu coração, não ficará de fora desta jornada, não é mesmo? Corra agora mesmo até a Motorlife, escolha entre os diversos modelos de motorhomes para locação e comece a escrever a sua história de aventuras, belas paisagens e incríveis memórias!

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page