top of page

Dicas para viajar de motorhome com seus filhos

Curtir uma bela aventura sobre rodas, conhecer novas paisagens, novos lugares, cidades e belas atrações é incrivelmente prazeroso. Mas todos sabemos o quão mais mágico os momentos podem se tornar quando os dividimos com nossos pequeninos, não é mesmo? Então, aproveite este pequeno apanhado de dicas para que você consiga levar seus filhos e aproveitar ao máximo sua próxima viagem de motorhome!


Viajando com filhos


Sem sombra de dúvidas, viajar com os filhos certamente traz uma magia diferenciada para sua aventura. Mas é importante que façamos o passeio de uma maneira que seja segura e prazerosa, tanto para nós quanto para as crianças.


O primeiro passo para tornar todo o processo mais agradável é incentivar seus filhos a participarem do planejamento das aventuras junto com você! Compartilhe suas ideias, mostre fotos do destino e escute o que a criança acha de cada local. Por mais que seja você quem vai tomar as decisões, ao compartilhar da etapa de planejamento com as crianças você cultiva seu vínculo com elas e já vai criando momentos super bacanas!


Família unida em frente ao seu motorhome
Família unida em frente ao seu motorhome - Foto: Divulgação

Comece com viagens mais curtas


Esta é uma dica super simples, mas que vale ouro! É muito importante lembrar que crianças não são passageiros comuns. Elas não têm a compreensão e nem a paciência que um adulto tem. É apenas natural que elas se cansem muito mais rápido que nós. Que simplesmente sintam saudades de casa e queiram voltar para o seu lar.


Por isto que começar com viagens mais curtas é o indicado quando você está recém apresentando este tipo de atividade para seus filhos. Lembre-se, carinho e compreensão são atributos imprescindíveis nestas horas!


Casal se diverte com seu bebê em seu motorhome
Casal se diverte com seu bebê em seu motorhome - Foto: Divulgação

Dicas de segurança ao viajar com crianças em seu VR


Uma das coisas mais importantes de se ter em mente quando se viaja com crianças é que a segurança precisa ser redobrada!


Enquanto o motorhome estiver em movimento, as crianças devem estar sentadas e com seus cintos de segurança afivelados. A última coisa que você quer é que seus filhos se machuquem em função de um acidente ou, até mesmo, por se desequilibrarem e caírem em função do movimento do veículo.


Outra dica muito importante é verificar se você precisa adquirir uma cadeirinha ou bebê conforto para os pequenos viajantes. Lembre-se, dependendo da idade e tamanho da criança, é necessário que se utilize um destes itens de segurança. Confira a diferença entre eles a seguir.


Diferença entre cadeirinha e bebê conforto


Podemos dizer que o bebê conforto é uma cadeirinha versão recém-nascidos. No geral, são recomendados para crianças de até 12 meses (ou de até 13 kg). O bebê conforto é especificamente projetado para garantir que recém-nascidos tenham a máxima proteção possível. Até mesmo o seu formato de concha possui este intento.


Já a cadeirinha é pensada para crianças maiores e, inclusive, pode ser adaptada para acompanhar o crescimento da criança por um certo tempo. Elas podem ser ou não reversíveis e são utilizadas até os 7 (sete) anos de idade.


Bebê conforto,indicado para recém-nascidos
Bebê conforto,indicado para recém-nascidos - Foto: Divulgação

O que diz a lei a respeito de cadeirinhas e bebês conforto?


Segundo a RESOLUÇÃO CONTRAN Nº 819, DE 17 DE MARÇO DE 2021: menores de 10 (dez) anos devem ser transportadas nos bancos traseiros dos veículos usando individualmente cinto de segurança. Até os 7 (sete) anos e meio, elas devem utilizar o equipamento adequado.

  1. Até 12 meses (com peso de até 13 kg): bebê conforto;

  2. De um a quatro anos (peso entre 9 a 18 kg): cadeirinha;

  3. De quatro a sete e meio anos (com até 1,45 m de altura e peso entre 15 a 36 kg): assento de elevação;

  4. De sete e meio a dez anos (com altura superior a 1,45 m): cinto de segurança no banco traseiro;

  5. Após dez anos: já pode ser transportada no banco dianteiro, sempre com cinto de segurança.


Cadeirinha, indicada para crianças de um a quatro anos (peso entre 9 a 18 Kg)
Cadeirinha, indicada para crianças de um a quatro anos (peso entre 9 a 18 Kg) - Foto: Divulgação

Itens que não podem faltar ao viajar com crianças


Se preparar adequadamente para uma viagem é importantíssimo, ainda mais quando se trata de uma aventura ao lado dos filhos. Por isto nós preparamos uma lista de itens que não podem faltar ao viajar com os pequeninos, confira:

  • Geladeira: seja para garantir que a papinha do seu bebê esteja devidamente acondicionada ou, ainda, para ter certeza que seus filhos terão água fresca para beber, ter uma geladeira permite que você tenha alimentos e lanches frescos à sua disposição no momento em que a fome dos pequenos apertar!

  • Produtos de higiene: uma das maiores alegrias em ser criança é brincar por aí. Subir em árvores, construir castelos de areia ou cidades feitas de barro. Enfim, criança quando brinca, geralmente se suja. Por isto é importante que você esteja levando todos os apetrechos de higiene necessários.

  • Protetor solar: como dissemos no item anterior, crianças gostam de brincar ao ar-livre, isto faz bem! E é justamente por isto que devemos ter um protetor solar na bagagem. A pele de bebês e crianças é sensível e é preciso cuidar para que elas não sofram queimaduras em função da exposição ao sol.

  • Repelente: por vezes os ambientes que visitamos são lar de diversos insetos, afinal de contas, é na natureza que eles vivem, não é mesmo? Portanto, um repelente pode ser seu maior aliado na hora de proteger a criançada de mosquitos e pernilongos famintos. Coceiras e alergias podem facilmente estragar uma viagem!

  • Toalhas: não pense você que uma toalha basta, o plural foi empregado de caso pensado neste item. Crianças podem se sujar com mais frequência que os adultos, seja no brincar ou até mesmo no se alimentar. Certifique-se de que você tem toalhas à disposição caso um banho extra se faça necessário.

  • Kit de primeiros socorros: ninguém quer que as crianças se machuquem, isto é óbvio, mas infelizmente é melhor estarmos preparados do que sermos pegos desprevenidos. Seja para o caso de um joelho ralado ou até mesmo de um ferimento mais grave, é muito importante que haja um kit de primeiros socorros a bordo do veículo.

  • Documentos: pode parecer algo lógico quando falamos de adultos, mas as crianças também precisam de documentação em dia e por perto. Evite dores de cabeça!


Família fazendo refeição ao ar-livre durante viagem de motorhome
Família fazendo refeição ao ar-livre durante viagem de motorhome - Foto: Divulgação

Entretenimento é essencial para os pequeninos


Já falamos por aqui que a paciência da criançada não acompanha a dos adultos. Elas precisam se distrair, precisam de coisas que consigam mantê-las entretidas e que as estimulem de uma forma positiva.


Uma viagem longa ou dias de chuva podem ser sinônimo de impaciência, tédio e, até mesmo, irritabilidade para os pequenos. Evite estas coisas desagradáveis, leve brinquedos, tablets, livros, revistas, papel e lápis, enfim... garanta que seus filhos tenham com o que se distraírem nos momentos de marasmo!


Possíveis entretenimentos para crianças
Possíveis entretenimentos para crianças - Foto: Divulgação

Escolha o motorhome ideal para você e sua família


E agora, a maior e mais importante dica de todas. Não adianta você prestar atenção em todos estes detalhes, mas na hora de escolher o motorhome para levar você e seus filhos para uma grande aventura, pecar na escolha do veículo! Não arrisque, passe agora mesmo na Motorlife e confira os diversos modelos de motorhome para locação disponíveis. Certamente você vai encontrar aquele que é o ideal para a sua aventura em família. Boa viagem!

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page