top of page

Como funciona o esgoto de um motorhome?

Como funciona o esgoto de um motorhome?

Ter conforto durante a sua aventura sobre rodas é mais do que dispor de um veículo espaçoso e uma cama macia. O que muitos viajantes se esquecem, por vezes, é que um banheiro em bom funcionamento é essencial. Por isso aqui vai uma pergunta super importante: você sabe como funciona o esgoto de um motorhome? Além de ser uma dúvida comum, é uma preocupação que pode até mesmo gerar constrangimento em quem não conhece. Mas tenha calma, estamos aqui para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto!


Banheiro e esgoto em motorhomes


É comum compararmos um motorhome à uma casa sobre rodas. Por isso, não é de se estranhar que ele seja equipado com um banheiro. Neste espaço do veículo você encontrará uma pia, um chuveiro e um vaso sanitário. Isto torna o trajeto mais confortável (e mais higiênico), já que não há necessidade de programar paradas em locais que disponham de banheiros.


Banheiro em Motorhome.
Banheiro em Motorhome.

Qual a importância de conhecer mais sobre o sistema de esgoto de um motorhome?


Por mais que um motorhome se pareça com uma casa, ele ainda é um veículo, portanto, não dispõe de um encanamento diretamente ligado à uma rede de esgoto. E esta é uma das diferenças entre um banheiro residencial e um banheiro de motorhome. Ou seja, existe um limite do que pode ser armazenado dentro do veículo.


É importante saber também, que a descarga é menos caudalosa que a dos banheiros residenciais. Além disto, o vaso de um veículo recreativo é seco, não possui água no fundo. O propósito é justamente economizar espaço nos reservatórios de captação. Portanto, na hora de dar a descarga, ou você enche o vaso com um pouco de água, ou então, você abre a comporta localizada no fundo dele. Estes são detalhes importantes sobre o funcionamento do esgoto de um motorhome.



Tanques de captação de esgoto de um motorhome


Como comentamos antes, existe um limite de armazenamento de resíduos provenientes do vaso sanitário, ralo da pia e ralo do box. Estes rejeitos são armazenados em locais chamados de tanques de captação. Cada motorhome é equipado com dois deles, um é chamado de tanque de detritos, o outro, de tanque de água servida, cada um deles vai receber um tipo específico de resíduo. Ou seja, você precisa prestar atenção e conferir cada um deles de maneira individual. Afinal, enquanto um pode estar com espaço sobrando, o outro pode estar no limite! Tudo isto vai depender dos hábitos dos ocupantes do motorhome. Mas não se preocupe, os tanques são muito bem vedados e não deixam passar odor algum!


Tanque de detritos


O primeiro dos dois tipos de tanques de captação é o tanque de detritos. Ele é conectado ao vaso sanitário e armazena os detritos orgânicos. Este reservatório pode ser portátil, ou então, apresentar dimensões maiores e estar sob o piso do banheiro. Normalmente a capacidade de um destes tanques é de 17 litros, mas isto pode variar. O ideal é que você esvazie este reservatório quando ele atingir 80% de sua capacidade. Como alguns modelos são maiores e outros menores, é sempre importante se informar sobre a capacidade do tanque de detritos do seu motorhome!


Remoção de tanque de detritos portátil em sistema de esgoto de motorhome
Remoção de tanque de detritos portátil

Líquido sanitário


O tratamento dos detritos orgânicos é feito através de um líquido sanitário. Este líquido é despejado diretamente dentro do tanque de detritos e serve para ajudar no controle de odores além de quebrar resíduos orgânicos. Isto facilita o processo de decomposição, o que ajuda a manter o sistema de saneamento do veículo recreativo funcionando de forma eficiente. Este mesmo tipo de sistema é utilizado em banheiros de ônibus, barcos e até mesmo aviões!


Tanque de água servida


O segundo tanque é o chamado de “água servida”. Nele a água que vem dos ralos do box e das pias é armazenada. A diferença entre este tipo de tanque em relação ao que citamos anteriormente, se dá não só no tipo de resíduo armazenado, mas também no volume. Justamente por estar ligado à mais fontes do que apenas um vaso sanitário, o tanque de água servida precisa ser maior do que o tanque de detritos. A composição do conteúdo do tanque de água servida costuma ser, em sua maioria, água, sabões, pastas de dentes e alguns poucos restos dissolvidos de alimentos.


Esvaziamento dos tanques de esgoto de um motorhome


Por maiores que possam ser estes reservatórios, existe um limite para o quanto eles conseguem armazenar. Isto nos leva a nos perguntarmos como funciona o esvaziamento destes tanques. Aliás, mais do que saber como funciona o processo, é importante aprendermos quais são os locais onde podemos realizar este processo de esvaziamento. Começaremos explicando como funciona o esgotamento do tanque de água servida, já que entre os dois, este é o mais fácil de se lidar.


Esgotamento do tanque de água servida


Para esvaziar o tanque de água servida basta utilizar uma mangueira fina e a gravidade faz o resto. A maioria dos motorhomes possui uma bitola de saída onde você pode adaptar esta mangueira, mas caso não seja o caso do seu veículo recreativo, não se preocupe. Como dissemos antes, o líquido contido neste tanque é composto majoritariamente por água (mais de 98%), isto torna possível o descarte diretamente no solo, já que não há risco de contaminação e a absorção é rápida.


Esgotamento do tanque de destritos


Diferente do tanque de água servida, o tanque de detritos possui um sistema de esgotamento que precisa de mais cuidado. Geralmente existe uma saída de 100mm (4'') ligada ao reservatório, na qual é possível conectar uma mangueira mais grossa. Esta mangueira deve conectar o tanque de detritos à um sistema de captação específico. E para que tudo seja mais agradável, uma dica importante é utilizar bactérias biodigestoras dentro do tanque de captação. Isto irá amenizar os odores na hora do esgotamento.


Mas, da mesma maneira que nem todo o motorhome possui uma bitola no tanque de água servida, não são todos os que possuem esta saída para adaptar a mangueira ao tanque de detritos. Nestes casos o motorista deve posicionar o motorhome de maneira que o reservatório fique diretamente acima do ralo de captação de esgoto. Desta forma ele pode acionar diretamente da cabine a abertura de uma comporta que liberará todo o resíduo orgânico para dentro do ralo. Depois disto, é só acionar a válvula de fechamento e seguir viagem.



Locais adequados para esgotamento dos tanques


Infelizmente existem poucos locais especializados para que você faça o esgotamento dos reservatórios sanitários de um motorhome aqui no Brasil, mas, ainda assim, eles existem. Em alguns postos de combustíveis é possível encontrar estes "ralos", que geralmente são utilizados por ônibus rodoviários. Além disto, alguns campings para motorhome também dispõem desta conveniência sanitária.


O importante é ter consciência ambiental e não esgotar os reservatórios em locais próximos à nascentes, cursos de água ou locais onde há contato com pessoas. Assim você evita que os produtos químicos presentes nas fórmulas sanitárias, como o formol, entrem em contato com lençóis freáticos, rios ou alimentos. Isto pode ocasionar contaminação de animais e seres humanos!


Dicas de limpeza


Lembre-se, o vaso sanitário de um motorhome é diferente de um residencial. Ele não consegue realizar a autolimpeza interna, já que é seco. Portanto é preciso que você o mantenha sempre devidamente higienizado para evitar odores e problemas sanitários. Por isto preparamos algumas dicas para você deixar o vaso sanitário sempre limpo e cheiroso:

  • Borrifador com produtos de limpeza

  • Borrifador com uma solução composta por 50% de vinagre e 50% de água

  • Borrifador com uma solução composta por 50% de água, 25% de álcool etílico e 25% de amaciante para roupas


Basta utilizar alguma destas soluções. É só borrifar um pouco dentro do vaso sanitário do seu motorhome e pronto, isto ajuda a reduzir drasticamente quaisquer odores inoportunos!


Onde alugar um motorhome no Sul do Brasil?


Saber como lidar com o banheiro de um motorhome é essencial para não passar por situações desagradáveis, porém, sufoco mesmo é não saber onde é o melhor local para alugar um motorhome. Afinal de contas, assim você não pode nem começar a sua aventura sobre rodas! Mas tenha calma, a dica é simples: Passe na Motorlife! Aqui você encontra uma equipe especializada, que vai tirar toda e qualquer dúvida que você ainda possa ter, além de diversos modelos de motorhome para locação para garantir que você encontre aquele que seja ideal para você!

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page