top of page

Como é a cozinha de um motorhome?

Como é a cozinha de um motorhome?

Paisagens incríveis e cenários inspiradores podem saciar a vontade de aventura, porém, não são o suficiente para matar a fome dos viajantes, não é mesmo? No post de hoje vamos abordar um dos espaços mais gostosos da sua viagem, a cozinha de um motorhome! Fique conosco e aprenda sobre a estrutura, aparelhagem e, de quebra, anote dicas super interessantes para deixar a sua aventura sobre rodas muito mais saborosa!


Cozinha em motorhomes


É claro que conhecer novos restaurantes, lancherias e bares tem o seu charme e o seu valor. Mas por acaso você já teve a experiência de cozinhar sobre rodas? É super divertido! As cozinhas de motorhomes são espaços compactos e versáteis, onde o ato de preparar uma simples refeição se transforma em um momento para guardar na memória com muito carinho. Afinal de contas, é aqui onde os viajantes alimentam seu corpo e seu coração aventureiro!


Balcão de uma cozinha de motorhome
Balcão de uma cozinha de motorhome - Foto: Divulgação

Aproveitamento do espaço na cozinha de um motorhome


Como comentamos antes, a cozinha de um motorhome é um local prático e versátil, porém, o espaço é reduzido e para melhor aproveitá-lo, é preciso planejamento. Por isso, na hora de fazer as malas é importante pensar no que estamos levando para a viagem. Cuidado para não levar utensílios e ferramentas que sejam grandes demais. Lembre-se, economia de espaço e praticidade são as palavras da vez!


Mulher cozinhando em um motorhome
Homem cozinhando em um motorhome - Foto: Divulgação

Eletrodomésticos específicos


Uma das formas de trazer mais praticidade para a cozinha de um motorhome são os eletrodomésticos específicos para VR. Estes aparelhos são cuidadosamente projetados para ocupar o menor espaço possível, ao mesmo tempo em que trazem conveniência para os viajantes. São diversas possibilidades de eletrodomésticos especialmente projetados para isto, como por exemplo: fogões de indução, micro-ondas de dimensões adaptadas, mini geladeiras e muito mais. Tudo para trazer maior conforto e otimizar a vida do cozinheiro itinerante!


Fogão específico para balcão de motorhomes
Fogão específico para balcão de motorhomes - Foto: Divulgação

O que não pode faltar em uma cozinha de motorhome


Quando estamos falando sobre o que levar para nos ajudar a cozinhar durante uma aventura sobre rodas, existem alguns itens que não podem faltar! Confira um pequeno checklist de utensílios e eletrodomésticos que facilitarão bastante a tarefa de qualquer um que vá cozinhar em um motorhome:

  • Geladeira: afinal de contas, mais do que beber água gelada, precisamos conservar os alimentos.

  • Fogão: cozinhar tendo um fogão à disposição é muito mais fácil do que depender de fogareiros ou fogueiras ao ar livre!

  • Liquidificador: não subestime a importância de um liquidificador! Além de sucos e vitaminas, você pude utilizá-lo inclusive no preparo de molhos e sopas, por exemplo.

  • Panelas: pode parecer óbvio, mas não são tão raros os cenários onde só se percebe que as panelas foram esquecidas na hora de cozinhar no meio da estrada!

  • Pratos e copos: mesma situação do item anterior. É só na hora que precisamos que notamos que esquecemos deles!

  • Panos de prato e/ou escorredor de louça: itens essenciais, mas fáceis de serem esquecidos. Ninguém merece terminar de lavar a louça e não ter espaço ou meios de secá-la, não é mesmo?

  • Cafeteira: não são todas as pessoas que consomem café, mas, para algumas, café é mais do que luxo, é necessidade! E mesmo para os que não são tão adeptos, já imaginou que delícia tomar um cafezinho apreciando a natureza e curtindo a brisa de um local totalmente novo?


Cozinha de motorhome preparada com eletrodomésticos, louça e utensílios
Cozinha de motorhome preparada com eletrodomésticos, louça e utensílios - Foto: Divulgação

Dicas para cozinhar em um motorhome


Cozinhar em um motorhome é muito divertido, é claro. Porém, para marinheiros, ou melhor, aventureiros de primeira viagem, pode ser um pouco desafiador. Mas não se preocupem, é justamente pensando em facilitar a vida de todos que preparamos algumas dicas super práticas para ajudar na hora de cozinhar!


Mulheres cozinhando em um motorhome
Mulheres cozinhando em um motorhome - Foto: Divulgação

Planejar o cardápio com antecedência


Todos sabemos a importância que tem o preparo do roteiro antes de sairmos de viagem, não é mesmo? Pois o planejamento do cardápio também é importantíssimo! Claro, você não precisa pensar em todas as refeições de antemão. Não é como se você precisasse, inclusive, saber que horas vai parar para tomar um chá ou quais os biscoitinhos vai servir com o café. Mas ter em mente quais serão as principais refeições do dia, como café da manhã, almoço e janta, pode facilitar bastante a vida dos viajantes!


Caso você esteja procurando algumas ideias para o cardápio, temos este post sobre receitas para viagem de motorhome com opções deliciosas. Confira!


Se possível, levar alimentos pré-preparados


Outra dica importante, que inclusive tem relação com a dica anterior, é levar alimentos pré-preparados. E não estamos falando apenas de comida congelada ou de micro-ondas. Existem diversos alimentos que podem ser preparados com antecedência e embalados para viagem, como por exemplo: molhos, sopas, lasanhas e até mesmo, pequenas "marmitas". Quando levamos parte do preparo, ou até mesmo o prato inteiro para a viagem, prontinho.


Outra dica para quem gosta de comodidade é considerar as comidas liofilizadas. Também conhecidas como "Mountain food", são refeições práticas e de fácil preparo: basta adicionar água quente, mexer e aguardar alguns minutos que estará pronta!



Importância de um armazenamento eficiente


Esta dica, assim como no caso da anterior, pode ser interpretada como uma sequência das demais. Aqui vamos falar da importância de acondicionar e armazenar os alimentos, ingredientes e, até mesmo, os utensílios de forma eficiente.


Como o espaço na cozinha de um motorhome é reduzido, é interessante nos organizarmos antes de pegarmos a estrada. Assim evitamos possíveis dores de cabeça como objetos caindo dos compartimentos, potes que se quebram, ou pior, que não são projetados para a trepidação da estrada e acabam abrindo no meio do trajeto, fazendo a maior bagunça! Isto serve também para os casos de alimentos pré-prontos, como falamos no item anterior. É importante lembrar que eles precisam ser devidamente resfriados ou congelados. Assim não estragam no caminho.


Mulher guardando prato em armários da cozinha de um motorhome
Mulher guardando prato em armários da cozinha de um motorhome - Foto: Divulgação

Não deixe a louça acumular


Acredite, não é bobagem e não é difícil de acontecer. Como o espaço, e até mesmo a louça, é limitada, é importante mantermos tudo devidamente organizado. Em uma viagem de motorhome não temos tantas panelas, pratos e copos para nos darmos ao luxo de deixarmos para lavar depois. Nada pior do que chegar na hora de comer e você perceber que não há pratos limpos para se servir, não é mesmo? Fora que a louça suja é uma coisa que além de ocupar um espaço tremendo, pode resultar em um ambiente desagradável e insalubre para a sua viagem.



Dicas de segurança ao utilizar a cozinha de um motorhome


Por mais que motorhome também seja sinônimo de estar na estrada, na hora de cozinhar é importante que o veículo esteja parado. Imagine, por exemplo, que alguém está fervendo água para cozinhar macarrão enquanto o VR é conduzido na estrada e, por algum motivo qualquer, o motorista precisa frear bruscamente. Isto pode fazer com que a panela caia ou, até mesmo, que a água seja projetada sobre alguém, causando um grave acidente!


Da mesma maneira não é recomendado deixar algo sobre o fogo e sair para dar uma voltinha, por exemplo. Sempre que estiver cozinhando ou lidando com fogo, é preciso ficar de olho, prestando atenção. Assim você evita potenciais acidentes e incêndios.


Homem fazendo uma fogueira enquanto acampa com seu motorhome
Homem fazendo uma fogueira enquanto acampa com seu motorhome - Foto: Divulgação

Cozinhar em um motorhome é uma experiência divertida, é claro. Você certamente vai criar memórias incríveis. Mas é preciso ter consciência e responsabilidade, pois assim você não arrisca transformar uma viagem agradável em um palco para acidentes. Não arrisque, se for cozinhar, estacione e preste atenção no que está fazendo!


Agora que você já está por dentro de como funciona uma cozinha de motorhome, saber o que é importante levar e, até mesmo, como se preparar para ser um cozinheiro itinerante, chegou a hora da dica mais importante: saber onde alugar o motorhome ideal para a sua viagem! Para isto a dica é muito simples: vá agora mesmo na Motorlife e confira os diversos modelos de motorhome para locação disponíveis. Certamente você vai encontrar aquele que é o ideal para sua aventura. Boa viagem!


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page