top of page

Qual a diferença entre motorhome, camper e trailer?

Qual a diferença entre motorhome, camper e trailer?

Mas afinal de contas, qual a diferença entre motorhome, camper e trailer? Se você, assim como muita gente, tem essa dúvida, não se preocupe. Confundir estes três tipos de veículos é algo muito comum. E é justamente para resolver de uma vez por todas as suas dúvidas que nós, da Motorlife, criamos este post! Através deste guia básico iremos explicar um pouquinho sobre cada um destes três tipos de veículos, assim além de entender melhor as características, você também vai ser capaz de escolher qual é o melhor deles para você!


O que é um motorhome?


Do tamanho de um caminhão pequeno, este tipo de veículo é realmente como uma casa sobre rodas. Ele conta com gerador de energia, instalações para cozinhar, para dormir e até mesmo banheiros com chuveiros. Diferente de um trailer, aqui você não se preocupa em rebocar nada. Também não é preciso pensar em arrumar barracas ou ficar se estressando com malas. É só escolher um local e pronto, fazer a sua parada!


Pros


As vantagens de um motorhome podem ser resumidas em duas palavras, espaço e conforto! Com ambientes maiores você pode receber amigos e dar mais conforto para a sua família na hora de curtir suas aventuras.


Contras


Claro, é apenas lógico que se o veículo proporciona mais espaço, ele também ocupa mais espaço. Então não é tão simples chegar nos lugares ou encontrar um local ideal para estacionar. Mas tudo isto pode ser amenizado. Basta escolher modelos mais compactos, construídos em plataformas de furgões como Ducato, Sprinter, Renault Master, etc.


Veja também:


O que é uma camper?


As campers, ou campervans, são carros modificados ou customizados, que funcionam como motorhomes miniatura. Se fôssemos analisar os carros que costumamos ver aqui no Brasil, e que seriam passíveis desta "transformação", estaríamos falando de Doblô, Kombi, Ducato, Spin e etc.


Por mais que este tipo de veículo seja menor que um motorhome ou um trailer, também contam com camas, pequenas cozinhas e até mesmo duchas externas, em alguns casos. Ou seja, conseguem suprir facilmente as necessidades de um viajante.


Pros


São bem mais fáceis de manejar e dirigir que um motorhome ou um trailer. Seu formato mais compacto permite que você acesse locais que os outros dois não conseguiriam, como por exemplo: beiras de praia, rios e até algumas ruas mais apertadas.


Contras


Se você precisa de espaço, as campers não são para você. Não é uma alternativa para grandes grupos ou famílias. Fora isto, é importante lembrar que elas não contam com banheiros. Você acaba dependendo de instalações externas como mercados, postos de gasolina e afins.


O que é um trailer?


Se fôssemos definir um trailer, poderíamos chamá-lo de moradia móvel não motorizada. É preciso que você acomple o trailer à um outro veículo para então rebocá-lo para o seu destino. Os trailers, ou Caravan, como são conhecidos no exterior, não possuem energia elétrica própria. Então caso você queira ligar coisas pequenas como lâmpadas, frigobares e outros eletrodoésticos, você pode utilizar geradores ou baterias portáteis. Este tipo de veículo conta com camas, espaços para sentar e, por vezes, banheiros com chuveiro!


Pros


Você pode desacoplar o trailer do carro rebocador, o que permite uma maior mobilidade para passear pelas cidades e afins. Fora isto, por não precisar de cuidados mecânicos, os custos de um trailer são inferiores. E por fim, apresenta valores de aluguel mais acessíveis que motorhomes, por exemplo.


Contras


É preciso de veículos específicos para rebocar um trailer, a própria instalação do reboque pode ser uma dor de cabeça, ainda mais se a viagem será mais curta. Fora isto, existem locais para os quais você não pode levar o reboque.


Qual o tipo de Habilitação necessária para motorhome, camper e trailer?


Caso você queira conduzir um motorhome com PBT até 6 toneladas e que não ultrapasse 8 passageiros, é preciso CNH tipo "B". Caso o veículo esteja classificado como ônibus ou caminhão, pode ser que as exigências de CNH passem a ser tipo "C" (PBT maior que 6 toneladas) ou tipo "D" (veículos que acomodam mais de 8 passageiros). Porém, se você for rebocar um trailer, pode ser necessária a categoria de CNH "E", que permite que o condutor utilize um veículo para tracionar uma unidade acoplada.


Consumo de combustível


Por mais que existam fatores que vão além das características do veículo na hora de analisarmos o consumo (como a própria forma de condução e carga carregada), não é surpresa que o consumo médio de motorhomes seja maior que o de rebocar um trailer e de uma campervan. Se fôssemos elencar quem consome menos, provavelmente seria a própria camper, já que é menor do que um motorhome e não precisa tracionar uma unidade acomplada (como o veículo que reboca o trailer).


Claro, além do consumo de combustível, existem outros gastos inerentes à aventura sobre rodas. É importante avaliar os custos de estacionamento e "valor de camping" na hora de fazer a matemática de gastos.



Qual o melhor tipo para você?


No final das contas, o melhor tipo é aquele que mais se adapta ao seu estilo de vida, grupo, roteiro e bolso! De nada adianta você procurar por um veículo super grande, com espaço de sobra, se você vai se aventurar sozinho. Se você escolheu um roteiro de estradas de difícil tráfego, com locais de estacionamento restritos e pequenos. Da mesma maneira, se você estiver planejando uma viagem em família, ou com um grande grupo de amigos, é impossível fazer isto confortavelmente em um veículo pequeno.


A chave para tomar a melhor decisão é buscar o equilíbrio. Analise as suas necessidades de espaço, seus recursos e seu grupo de viagem. Aliás, tratando de alternativas balanceadas e equilibradas, aqui vai uma dica: os motorhomes para aluguel da Motorlife são uma excelente escolha! Eles vão ter o melhor custo-benefício para casais e grupos de até 5 pessoas.


Se você quer sair para uma aventura sobre rodas, com conforto, segurança e aproveitar ao máximo, sua primeira parada é na Motorlife!


Posts recentes

Ver tudo

Bình luận


bottom of page