top of page

Empresa cria motorhome elétrico com painéis solares embutidos

A demanda por carros elétricos no Brasil – e no mundo – tem crescido e com certeza esse processo de eletrificação dos veículos vai impactar ainda mais o segmento automotivo. Grandes metrópoles já adaptaram transportes coletivos elétricos e isso também vai chegar aos veículos recreativos — como trailers e motorhomes.


Montadoras já exploram essa tendência e começam a investir na ideia de um motorhome elétrico, caso do protótipo da Winnebago, do qual vamos falar neste post e que pode ficar até uma semana longe de uma tomada, contando com o auxílio da energia solar.


Protótipo de motorhome elétrico da Winnebago


Totalmente elétrico, com o foco na modernidade e na sustentabilidade, o protótipo desenvolvido pela Winnebago recebeu o nome de eRV2. Esse motorhome elétrico conta com painéis solares instalados no teto e nas suas laterais e tem um espaço interno que é aconchegante e confortável para os usuários. O protótipo foi apresentado pela marca em 2023, e desenvolvido com base no Ford e-Transit. Sua aparência, assim como o modelo da Ford, é de uma “van convencional”. 


Exterior do eRV2, da Winnebago - Foto: Michael Simari (www.caranddriver.com)

Motorização do eRV2


Totalmente elétrico e com zero emissão de gases na atmosfera. Não é um pleonasmo, mas uma constatação sobre o modelo da Winnebago. O eRV2 tem um motor e tração traseiros com 270 cv e 43,8 kgfm de torque, que oferece bom rendimento na estrada. O benefício das suas placas solares vai além de gerar energia para uso interno e a operação doméstica – com a eletricidade, já que também ativa a operação do trem de força.


Ford-E Transit 


Mas já que falamos do motorhome elétrico eRV2, precisamos falar da sua "inspiração", não é mesmo? Um dos mais vendidos do mercado, a Ford E-Transit começou a ser vendida no Brasil em 2024. Com design e acabamento sofisticados, que são clássicos da Ford, o modelo tem duas configurações: furgão e chassi-cabine (ambas com valor de venda na casa dos R$ 542.000). 


O veículo traz tecnologias que reduzem o risco de acidentes, como sistema de frenagem autônoma, além de controle de tração e estabilidade. O motor elétrico tem 198 kW (269 cv) e torque de 43,8 kgfm, e uma bateria de lítio com capacidade de 68 kWh.



Qual a autonomia do eRV2?


Voltando a falar do eRV2 (que é nosso principal assunto por aqui), vamos falar de algo que interessa – e que é muito válido para usuários de veículos elétricos: a autonomia. No caso do protótipo de motorhome elétrico da Winnebago, a autonomia é de 174 km com apenas uma única carga. É considerada uma carga limitada e a própria marca reconhece isso.


Em um país como o Brasil, em que os pontos de carregamento para veículos elétricos ainda são escassos, isso poderia se tornar um grande problema. Pensando nisso tudo, o eRV2 foi equipado com uma bateria de 48 volts e 15 kWh que está armazenada sob o piso. Ela “alimenta” apenas as comodidades internas incluindo aquecedor, ar-condicionado, chuveiro, ventilador de teto e geladeira.


Além disso, há uma “carta na manga” da Winnebago para manter tudo funcionando: um conjunto de painéis solares de 900 watts, que mantém a bateria carregada. Com apenas 4 horas de luz solar por dia, é possível ficar até uma semana longe da tomada, o que pode trazer mais segurança para aquela viagem para um lugar mais isolado ou em meio à natureza, por exemplo.


Placas solares no topo do eRV2 - Foto: Michael Simari (www.caranddriver.com)

Interior que une conceitos


E para quem vai viajar a bordo do motorhome elétrico eRV2, a parte interna também tem um diferencial, com cores neutras e um “ambiente clean”. Para esse protótipo, a Winnebago adotou a filosofia “Japandi”, que une o conceito japonês ao escandinavo, e que tem ganhado ainda mais espaço entre os arquitetos, decoradores e pessoas que apreciam esse universo de espaços internos.


A parte interna é aconchegante, discreta, bem acabada e preza pelo minimalismo. Essa sincronia entre beleza e funcionalidade se traduz em dois princípios: o Wabi Sabi (Japão) e o Hygge (Escandinávia). A filosofia japonesa valoriza o tempo e os ensinamentos dele, mostrando que a beleza está na imperfeição. Enquanto isso, o conceito dos países nórdicos europeus prioriza o bem-estar como o segredo para a felicidade. 


Interior do eRV2 - Foto: Michael Simari (www.caranddriver.com)

Preocupação ambiental


Ao desenvolver o protótipo de motorhome elétrico, a Winnebago levou bastante em conta a preocupação ambiental. A parte interna, que falamos no item acima, é um bom exemplo disso, já que é feita com materiais naturais ou renováveis, caso dos tapetes, cortinas e estofamento, e partes de sua mobília em acrílico biodegradável. Até as luzes noturnas são ajustadas para não interferirem na fauna e flora de um lugar ou camping em meio à natureza


Painel central do eRV2 - Foto: Michael Simari (www.caranddriver.com)

Existe previsão de lançamento?


Bateu aquela empolgação para viver uma aventura a bordo deste motorhome elétrico, certo? O porém é que ainda não há previsão de lançamento comercial do eRV2. O protótipo ainda segue em processo de desenvolvimento.


Mas se você quer um motorhome para explorar belas paisagens e se conectar com a natureza, não é preciso esperar o lançamento deste modelo da Winnebago. Basta vir a Porto Alegre e visitar a Motorlife – a melhor opção em motorhomes!


Aqui você encontra uma equipe especializada, que vai tirar todas as dúvidas que você ainda possa ter. Também temos diversos modelos de motorhome para locação para garantir que você encontre aquele que seja ideal para você! Não perca tempo e comece a sua aventura por aqui!

Comments


bottom of page